portada

Bex Magazine #28 Dossier Brasil

Memórias da Água

Benoit Fournier - Río de Janeiro

Ver en ISSUU

‘Memorias da água”, é um ensaio fotográfico em andamento, esta sendo produzido desde o ano 2010 em varias regiões do Brasil, potencia hídrica do século 21. O relato visual não segue um roteiro geográfico, trata-se de memórias sensoriais ordenadas através da textura do líquido. A nossa relação com a água é explorada em sua vertente mais íntima, como a origem da vida, o bem primordial que conecta todos os seres humanos. São fotografias construídas em contato direto com o elemento liquido, de forma intuitiva. A água, a matéria sonhada, produz experiências sensoriais criando um universo imaginário, no qual podemos nos abandonar no nosso próprio devaneio. No plano das fotos em preto e branco pode-se experimentar a busca em que todos são sujeitos e objetos, a luz opaca que desforma e a temperatura que acolhe ou enrijece.

Na pós modernidade dos discursos líquidos podemos entender que a não centralidade é a expressão. O balanço, o devaneio da liberdade são áqueos. Por instantes percebe-se o mundo para, em seguida, voltar-se para as sensações da matéria sem forma. “Memorias del agua “ es un ensayo fotográfico en curso , en la actualidad se está produciendo desde el año 2010 en varias regiones del Brasil , la energía hidroeléctrica en el siglo 21 . El Informe Visual no sigue un sentido geográfico determinado, ya que se trata de recuerdos sensoriales ordenados a traves de la textura del líquido. Nuestra relación con el agua se explora en su aspecto más íntimo, como el origen de la vida, el bien principal que conecta a todos los seres humanos. Las fotografías se construyen en contacto directo con el líquido elemento , de manera intuitiva . El agua , la materia soñada , produce experiencias sensoriales que crean un universo imaginario en la cual podemos abandonar en nuestra propia ensoñación.

En cuanto a las fotos en blanco y negro se experimenta la búsqueda en que todos son sujetos y objetos , la luz opaca que deforma y la temperatura ablanda o endurece . En la posmodernidad de los discursos líquidos podemos entender que la no centralidad es la expresión . El equilibrio, la ensoñación de la libertad son aqueos. Por un momento percibimos el mundo para luego pasar a las sensaciones de la materia sin forma.


retrato
Contacto

fotografia del ensayo
fotografia del ensayo
fotografia del ensayo
fotografia del ensayo
fotografia del ensayo
fotografia del ensayo
fotografia del ensayo
fotografia del ensayo
fotografia del ensayo
fotografia del ensayo
  • Facebook